Complicações do tratamento de câncer de mama

Em decorrência do tratamento do câncer da mama, várias complicações têm sido relatadas na literatura, elas podem ocorrer pela cirurgia ou pelo tratamento adjuvante, seja ele radioterápico, quimioterápico ou hormonioterápico.

A fisioterapia, quando iniciada precocemente, desempenha um importante papel na busca da prevenção dessas complicações, favorecendo o retorno às atividades de vida diária e melhor qualidade de vida.

– Fisioterapia no Pré-operatório: Tem como objetivo avaliar se há alguma disfunção no membro superior, limitação de movimento, dor ou lesão prévia que possa ser fator de risco para complicações no pós-operatório; e dar orientações para os cuidados do pós-operatório imediato.

– Fisioterapia no Pós-operatório: O principal objetivo é restabelecer o mais rapidamente possível a função do membro superior e detectar precocemente complicações posturais, respiratórias, linfáticas, funcionais e possíveis lesões neurológicas advindas da cirurgia.

– Fisioterapia no seguimento: Trata pacientes que tiveram complicações do ato cirúrgico ou dos tratamentos adjuvantes como as relatadas a seguir

– Linfedema

– Síndromes dolorosas pós-mastectomia

– Síndrome da rede axilar

– Seroma

– Fadiga

– Fibrose tecidual

– Alterações funcionais

A presença dessas complicações pode comprometer a qualidade de vida dessas mulheres, pois interfere negativamente em seu cotidiano, restringe a execução de atividades físicas, laborais e domésticas, além do impacto emocional e nos relacionamentos pessoais. Entre aquelas submetidas à mastectomia, há também um prejuízo da imagem corporal, da vida sexual e mudanças nos hábitos de vida diária.

A fisioterapia tem um grande ramo de atuação em pacientes no tratamento de câncer de mama, atuando no ganho gradativo da amplitude de movimento, fortalecimento, alongamento, e utiliza recursos como Eletroterapia, Laserterapia, Kinesiotaping, Terapia manual, Terapia Física Complexa, entre outros recursos, visando promover bem-estar e qualidade de vida.