Estética Íntima

É a área da estética que atua no cuidado da região íntima da mulher. Os tratamentos buscam melhorar a aparência da genitália externa feminina e introito vaginal.
Vários estudos correlacionam que a melhora da imagem genital pode influenciar positivamente na reposta sexual feminina, tendo em vista, que pacientes que apresentam alterações no ciclo de reposta sexual como: dor na relação sexual (dispareunia), ausência de orgasmo (anorgasmia) e ainda, falta de libido, possuem uma insatisfação com a aparência de sua genitália. Portanto, a busca da melhora da aparência da imagem genital é um assunto de altíssima relevância clínica, e não somente embelezamento íntimo.
O envelhecimento intrínseco está entre as principais causas das queixas clínicas na área da estética íntima.

A gravidez, a obesidade, o uso de anticoncepcionais, a má nutrição, o tabagismo, a menopausa e até a constituição genética podem gerar modificações na genitália feminina.

As variações genitais podem aparecer em qualquer idade, mulheres mais jovens por exemplo, sofrem com o aumento dos pequenos lábios ou o aumento do monte de vênus. Mulheres na faixa de idade de 40 e 60 anos podem perceber uma redução no volume dos grandes lábios que, muitas vezes, causa o aspecto envelhecido, murcho ou flácido.

Queixas clínicas mais frequentes da estética íntima

Flacidez tissular grandes lábios

A flacidez cutânea é a queixa mais comum feminina. É caracterizada pelo envelhecimento, aumento da rugosidade, diminuição da elasticidade e da sustentação da pele da genitália externa.

Protocolo de Tratamento:

  • Radiofrequência de Baixa intensidade
  • Microagulhamneto +ativos associados

Adiposidade na região de monte de vênus

O monte de Vênus, também conhecido como monte púbico, é uma região localizado acima do púbis, abaixo do abdômen e entre as virilhas. É uma região coberta por um coxim gorduroso cuja função é proteger o osso púbico dos impactos durante a relação sexual. O nome da região faz referência à deusa romana da beleza e amor, Vênus. Quando em excesso e volumoso, esse coxim gorduroso pode marcar as vestimentas e levar ao constrangimento. Por esse motivo muitas mulheres buscam tratamento. Em casos de grande variação de peso corporal como emagrecimento e gravidez, pode haver uma flacidez desta região associada ou não ao aumento de volume.

Protocolo de tratamento:

  • Intradermoterapia pressurizada +ativos associados
  •  Radiofrequência de baixa frequência
  • Translipólise: eletrolipólise com eletrodos.

Foliculite

Foliculite é a inflamação de um ou mais folículos pilosos (onde crescem os pelos) que pode ocorrer em qualquer lugar da pele, sendo mais comum no rosto, virilha e cabeça, e se assemelha a espinhas. O folículo piloso é uma estrutura que lembra uma bolsa e fica localizada na hipoderme (camada profunda da pele). É nele onde são produzidos e crescem os fios de cabelo e pelos. As causas mais comuns de foliculite são: lesão ao se depilar ou raspar, atrito provocado por roupas muito apertadas, transpiração excessiva, condições inflamatórias da pele, como dermatite e acne e lesões gerais da pele, como escoriações ou feridas cirúrgicas. A foliculite pode levar a hipercromias pós inflamatória na região genital e glútea o que faz com que as mulheres procurem tratamentos estéticos. A depilação através da utilização com laser ou luz intensa pulsada  auxilia na prevenção e tratamento da foliculite.

Protocolo de Tratamento:

  • Esfoliação+ peeling ultrassônico
  • Led/ Laser
  • Uso  local de  dermocosméticos

Hipercromias virilha, axilas a região lateral anal

As hipercromias trazem uma aparência inestética para a pele e o seu tratamento é um dos mais difíceis e estudados na estética. A hipercromia é formada pelo excesso de pigmentação na pele, deixando-a escura. Alguns exemplos de hipercromia são as sardas (Efélides), hipercromia pós-inflamatória, Melasma e cloasma, mancha senil (melanose) .

A pele da vulva e virilha podem sofrer alterações de coloração podendo ficar mais escuras (hipercromia) ou mais claras (hipocromia). Essas alterações podem ser sinais de alguma patologia ou estarem associadas ao uso de calças apertadas, obesidade, alterações hormonais, uso de anticoncepcionais, gestação entre outras causas.

Protocolo de Tratamento:

  • Peeling químico
  • Microagulhamento+ ativos associados