Foliculite

Foliculite é a inflamação de um ou mais folículos pilosos (onde crescem os pelos) que pode ocorrer em qualquer lugar da pele, sendo mais comum no rosto, virilha e cabeça, e se assemelha a espinhas. O folículo piloso é uma estrutura que lembra uma bolsa e fica localizada na hipoderme (camada profunda da pele). É nele onde são produzidos e crescem os fios de cabelo e pelos. As causas mais comuns de foliculite são: lesão ao se depilar ou raspar, atrito provocado por roupas muito apertadas, transpiração excessiva, condições inflamatórias da pele, como dermatite e acne e lesões gerais da pele, como escoriações ou feridas cirúrgicas.

Quadros inflamatórios mais leves podem evoluir favoravelmente com cuidados básicos de higiene. Os mais graves podem levar à perda definitiva dos pelos e a cicatrizes permanentes. A principal causa da foliculite é a infecção pelo Staphilococcus aureus (estafilococos), uma bactéria comum que se aloja na pele dos seres humanos. Outras bactérias, vírus e fungos também podem estar envolvidos no aparecimento das lesões cutâneas características desse distúrbio.

A foliculite pode ser classificada em superficial ou profunda.  Na superficial, ela se instala na parte superior do folículo piloso, a pele em volta fica avermelhada e sensível e podem aparecer pequenas pústulas semelhantes a espinhas com conteúdo amarelado de, no máximo, 1 cm de diâmetro. Quase sempre é possível enxergar o pelo no centro da lesão e ocorre coceira local. Na foliculite profunda, a inflamação se estende por todo o folículo piloso e alcança a raiz. No local surge área extensa avermelhada que tem no centro um nódulo endurecido com pus. Coceira, dor, edema (inchaço) e tumefação local são sintomas comuns nesses casos. É um tipo de infecção mais grave, que pode destruir o folículo piloso e deixar cicatrizes.

A foliculite pode levar a hipercromias pós inflamatória na região acometida o que faz com que as pessoas procurem tratamentos estéticos. A epilação através da utilização com laser ou luz intensa pulsada pode prevenir e tratar a foliculite. Alguns hábitos também podem ajudar a prevenir a foliculite como manter a pele sempre limpa, fazer esfoliações na pele, manter a pele hidratada, roupas leves com tecido em algodão, evitar umidade da pele.