Liberação miofascial

A liberação miofascial é um procedimento que visa amenizar as dores musculares causadas por tensão. Por meio de pressão sobre o local da dor, a terapia previne lesões e contribui para o tratamento de graves patologias musculoesqueléticas. Pode ser realizada manualmente ou com instrumental específico que facilita a sua liberação. A liberação miofascial também pode ser realizada com aporte de rolos e uma bola de tênis.

A fáscia muscular é uma lâmina ou membrana de tecido conjuntivo muito resistente, localizada logo abaixo da pele que circunda os músculos, e outros órgãos do corpo (vísceras, nervos). A fáscia tem como função proteger, separar estruturas, molda nosso corpo, realiza lubrificação que nutre e permite o deslizamento dos músculos .É entremeada por ácido hialurónico.

Existem alguns fatores que causam lesões musculares e, consequentemente, levam a hipersensibilidade ou hiperatividade da fáscia.Quanto mais tensa a fáscia menor a mobilidade entre os músculos e tecidos adjacentes. São as chamadas sindromes miofasciais. Maus hábitos posturais, movimentos repetitivos, estresse e problemas emocionais podem formar pontos gatilhos nos músculos (nódulos de tensão). Esta tensão pode alterar a coordenação, flexibilidade e força muscular levando a perda da função do músculo comprometido.

No caso dos músculos do assoalho pélvico a formação de pontos gatilhos podem estar relacionada às cirurgias pélvicas, alterações posturais, doenças ginecológicas como endometriose, constipação intestinal, prolapsos genitais, gestação entre outras. Portanto, é muito importante avaliar a função muscular desta região quando existe alguma queixa pélvica.