Drenagem Linfática Manual (DLM)

A drenagem linfática manual é denominada uma técnica de massagem, aplicada por Vodder (Alemanha) e por Leduc (Bruxelas), que tem como objetivo retirar os resíduos metabólicos e os líquidos exsudados através da utilização de manobras nas vias linfáticas e nos linfonodos. Em condições normais o nosso corpo humano faz esse processo naturalmente, retirando o líquido do meio intersticial, no entanto, em casos de patologias esse processo fica muito lento e defeituoso.

A drenagem linfática atua na reabsorção de proteínas extravasadas, equilibrando pressões hidrostáticas e tissulares reduzindo o edema. Pode ser iniciada até 48 horas após as cirurgias plásticas. A manobra deve ser realizada com uma leve pressão da mão sobre o corpo, para evitar um colapso linfático, onde o valor gira em torno de 30- 50 mmhg.

A drenagem linfática é uma das mais importantes técnicas utilizadas no pós-operatório de cirurgias plásticas, pois beneficia a reabsorção de edemas através dos canais linfáticos e venosos, acelera o processo de reparação tecidual prevenindo a formação de aderências, fibroses. Além disso, restaura a construção de capilares linfáticos lesionados e tem efeito analgésico.