Colocação de Pessários Uroginecológicos

Pessários e Prolapso Pélvicos

Fatores de risco

Os fatores de risco para os prolapsos pélvicos são vários: parto normal, macrossomia fetal (feto grande a partir de 4 a 5 KG) histórico familiar, idade, raça branca, menopausa ou deficiência estrogênica, neuropatias, constipação intestinal.
De acordo com a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia- FEBRASGO o prolapso de órgãos pélvicos (POP) é uma condição frequente, que afeta 15% a 30% das mulheres com mais de 50 anos. Acredita-se que até os 80 anos, aproximadamente 11% das mulheres necessitarão cirurgia em decorrência desta condição. Com o aumento da vida média da mulher brasileira e devido ao  enfraquecimento dos músculos de suporte locais, o uso do pessário está se tornando mais frequente.

Sintomas

Os sintomas mais comuns são sensação de bola descendo pela vagina, que piora no fim do dia e melhora ao deitar, dor na pelve e região lombar, pressão ou dor na parte inferior do abdômen, dificuldade de esvaziamento da bexiga na hora de urinar e dificuldade de defecar.

O uso do pessário oferece melhora dos sintomas locais, na grande maioria das mulheres e, em 50% dos casos verifica-se a melhora da incontinência associada aos prolapsos.

Informações técnicas

Os pessários vaginais são produtos de uso ginecológico produzidos com silicone grau médico, sem látex. O mais importante certamente, é que as substâncias não causam irritação para a mucosa vaginal. São indicados nos casos de prolapso uterino, prolapso  da bexiga e prolapso do reto garantindo uma melhor qualidade de vida à mulher.

Utilização esportiva

Outra indicação seria para as atletas que sofrem de incontinência urinária de esforço, denominado de incontinência urinária atlética. Ela ocorre somente por ocasião do exercício físico mais exigentes como futebol, basquete ou voleibol. Existem modelos específicos de pessários para resolver este problema antes da prática esportiva. 

Modelos de Pessários

Existem inúmeros modelos, cada um com diversos tamanhos, medidas e diâmetros especialmente desenhados para resolver as diversas formas de queda dos órgãos pélvicos. Os pessários são uma escolha excelente para o tratamento conservador dos prolapsos genitais e incontinência urinária quando a cirurgia não puder ser realizada. Citamos por exemplo os modelos a seguir:

  • Cubo
  • Anel
  • Anel com suporte
  • SHAATZ
  • Gellhorn
  • Donut
  • Disco para incontinência
  • Donut inflável

Quem e quando utilizar Pessários

Os pessários são indicados quando a cirurgia for contraindicada, quando a paciente não desejar se submeter a uma cirurgia ou ainda quando a demora da cirurgia for muito grande

Nossa clínica é especializada na colocação de pessários, consulte-nos para obter maiores informações relacionadas ao uso do pessário no tratamento conservador (sem cirurgia)  dos prolapsos pélvicos.

O prolapso genital afeta a qualidade de vida, sexualidade e auto estima!