Anorgasmia

Anorgasmia é a incapacidade de chegar ao orgasmo, mesmo com estímulo sexual adequado e excitação. Ela pode acometer homens e mulheres. Os fatores podem ser físicos e psicológicos.

Os fatores físicos podem estar relacionados ao uso de alguns medicamentos, uso excessivo do álcool e cigarro, Diabetes, histerectomia, incapacidade funcional, incontinência urinária, prolapso pélvico, enfim várias situações que comprometam a saúde. Os fatores psicológicos, geralmente são os mais frequentes e incluem quadros de ansiedade, depressão, crenças religiosas, tabus, violência sexual, relações traumáticas, entre outras.

A anorgasmia pode ser primária (Paciente nunca teve orgasmo); Secundária (paciente costumava sentir orgasmos, mas deixou de ter); Situacional (o orgasmo não é obtido em determinadas situações); Generalizado (incapacidade de atingir o orgasmo em qualquer situação). AS disfunções sexuais são multifatoriais e requerem múltiplas abordagens terapêuticas de diferentes disciplinas (Sexólogo, Ginecologista, Urologista, Fisioterapeuta).

A falta de conhecimento sobre a própria sexualidade e informações sobre o corpo e região genital estão, na maioria dos casos, relacionadas as disfunções sexuais.

A fisioterapia pélvica através de exercícios e técnicas proprioceptivas pode facilitar o processo de descobrimento do corpo e consequentemente maior percepção da área genital.